Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece nesta quinta

São esperados cerca de 50 mil fiéis e concentração será no estacionamento da Câmara Municipal
Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece nesta quinta

A partir das 5 horas desta quinta-feira (12), cerca de 50 mil fiéis deverão se reunir no estacionamento da Câmara Municipal para a tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A saída será às 6 horas e a chegada à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Bonfim Paulista, está prevista para as 10 horas para a celebração da Santa Missa. Esta será 52ª edição da Romaria, que percorrerá 12 quilômetros embalada por músicas e orações entoadas pelos fiéis e peregrinos, muitos deles descalços ou com camisetas e imagens da Nossa Senhora Aparecida.

A primeira edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida aconteceu em 31 de agosto de 1969, com apenas sete romeiros, partindo das proximidades da Igreja Santa Maria Goretti, no bairro Vila Virgínia, e tendo como idealizador o subtenente Luiz Gonzaga do Carmo.

Após dois anos de suspensão do evento devido às restrições da pandemia de Covid-19, no ano passado a Romaria voltou a ser realizada, atraindo cerca de 50 mil peregrinos.

Em 2015, a Câmara Municipal aprovou a Lei que criou o “Dia Municipal do Romeiro”, e em 2016 foi aprovado o Projeto de Lei, instituindo a “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial de Ribeirão Preto.

Texto: Assessoria de Imprensa/Fotos: Prefeitura de Ribeirão Preto/Arquidiocese de Ribeirão Preto